Nutrição
1. Defina organismos transgênicos e cite quais são os objetivos desses organismos.
Resp. São aqueles cujo genoma foi modificado objetivando acrescentar novas características ou alterar caraterísticas existentes, inserindo ou eliminando genes por técnicas de engenharia genética. Os principais objetivos são um melhor rendimento, aumentando a produtividade e a resistência a pragas, a doenças e a condições ambientais e climáticas adversas; melhores características agronômicas; melhor qualidade do produto final, podendo o grão ser enriquecido com mais nutrientes.
2. Qual o ponto de vista do CONSEA (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional) sobre alimentos transgênicos? É a favor ou contra? Justifique
Resp. CONSEA afirma que a biotecnologia pode gerar ganhos nas áreas da nutrição e da saúde, que não devem ser desconsiderados pelo Brasil, aumentando a produtividade agrícola incorporando nutrientes específicos nas espécies. A CONSEA é a favor, porque descreve as chances de minimizar os impactos ambientais com o cultivo de culturas transgênicas que necessitam um menor emprego de insumos químicos, e com a redução do uso de agrotóxicos pode ainda obter menos gastos com tratamento de agua.
3. Alguns pesquisadores alertam para os riscos ambientais que podem ser trazidos pelos alimentos transgênicos. Cite-os. Resp. Alertam para a possibilidade de riscos ambientais associados ao surgimento se superervas daninhas, além de agravos à saúde da população, relacionados, por exemplo, às alergias (pois novos compostos são formados no novo organismo, como proteínas aminoácidos que quando ingeridos podem desencadear processos alérgicos), e ao aumento de resistência aos antibióticos, pois genes de bactérias usadas na produção de antibióticos podem ser inseridos nos alimentos transgênicos que quando ingeridos aumentam a resistência ou anulam os efeitos do antibiótico.
4. Defina agricultura orgânica e