Ciência Pesquisa Cientifica
LOMBARDI, José Claudinei (Org). Pesquisa em Educação: História, Filosofia e Temas
Transversais. Campinas, São Paulo: Autores Associados; Hisfesbr; Caçador, SC: UNC, 1999.
Adair Ângelo DaLarosa2
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho, que tem como objetivo a discussão da relação existente entre a ciência, a pesquisa e a metodologia, surge da experiência obtida como professor da disciplina de Metodologia Científica, na graduação, e das dificuldades apresentadas pelos acadêmicos em elaborar e desenvolver as atividades acadêmicas na universidade, mais especificamente, no que tange à construção do conhecimento científico e à elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisa.
Levando em conta estas considerações, elaboramos uma reflexão acerca da dificuldade existente em relação ao desenvolvimento de trabalhos científicos, fazendo distinção entre os conceitos de ciência, pesquisa e metodologia, para que se possa entender a real importância desta disciplina para o desenvolvimento das atividades acadêmicas.
2 COMO SE ORIGINA O PROBLEMA?
O enunciado deste texto coloca o graduando diante de duas situações especiais: a de ser acadêmico e a de necessariamente ter de fazer ciência. Isso pode parecer um tanto estranho, porém é esta a condição com a qual o jovem estudante se depara ao ingressar na universidade. O que nos deixa em situação difícil diante deste contexto é resultado de pelo menos três aspectos entre outros possíveis. Primeiro que, na modernidade, construiu-se uma concepção de ciência absoluta, ―dona de toda a verdade‖. É o que se denominou de cientificismo, onde nada poderia ser verdadeiro fora dos ditames da ciência, e o que é pior, de uma certa concepção de ciência.
Outro aspecto, provavelmente o mais sério de todos, é o de que, na universidade brasileira, ainda não se desenvolveu a pesquisa como essência da atividade universitária, com exceção de algumas universidades de maior expressão no