Ficha de Leitura: Ciência e Existência: problemas filosóficos da pesquisa cientifica.
Fundamentos normativos da epistemologia
Texto: PINTO, Aldo Vieira. Ciência e Existência: problemas filosóficos da pesquisa cientifica. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1979.
Qual o objetivo do texto: é a discussão da compreensão filosófico do objeto de estudos
Perspectivas epistemológicas: positivismo, estruturalismo e materialismo dialético
Pág. 3 Nos processos de pesquisa e da lógica cientifica, em qualquer campo de atividade a que o trabalho se aplique, o exame dos problemas epistemológicos, a determinação da origem, poder e limites da capacidade precursora da consciência não podem ficar a parte
Para protelar o exame em profundidade do problema epistemológico, humano e social da pesquisa cientifica, é preciso conhecer a importância da reflexão teórica, filosófica sobre o trabalho e sua condição humana.
Pág. 4 Para um país libertar-se politica, econômica e culturalmente do atraso e da servidão, a apropriação da ciência é fundamental fazer ciência para si. Sendo fundamental para superação da cultura reflexa, vegetativa, emprestada, imitativa e entrada numa nova etapa de história.
Pág. 4 3 5 A reflexão teórica a busca de princípios e bases epistemológicas para construir a teoria de investigação é fundamental como processo metodológico do processo de pesquisa.
Pág. 5 Assim como existem os filósofos especialmente os lógicos que com informações de terceira mão, sem nunca terem entrado num laboratório ousam escrever tratados filosóficos ou tratados de lógica e dissertar sobre pesquisa cientifica.
Pág . 7 De um lado temos a prática sem teoria justa e de outro a teoria sem prática indispensável.
Pág. 7 A terceira posição é a que julga dispensável todo esforço para constituir um pesquisa científica, julgando-a coisa de filósofo. Tendo interesse por assuntos apenas pelo lado pratico.
Pág. 8. Todas essa três posições são ilegítimas e precisam ser superadas para alcançar a plenitude do seu rendimento