Metodologia Científica
Friedrich Nietzsche
1 INTRODUÇÃO
A elaboração deste trabalho de pesquisa tem como função revelar a você como percorrer o “caminho das pedras” da Disciplina de Metodologia Científica no Curso de Graduação em Pedagogia, ajudando-nos a refletir e ao mesmo tempo instigar em uma nova direção sobre o mundo: um olhar curioso, indagador e criativo. Para que sejam satisfatórios os resultados durante a pesquisa é essencial estar fundamentados em um programa cauteloso, com reflexões conceituais e sólidos e principalmente alicerçados em conhecimentos já existentes.
A metodologia científica é imprescindível no andamento da universidade, necessário a todo o momento, seja ele um fichamento na graduação ou um ensaio de pós-doutorado. Tornando praticamente impossível a elaboração das tarefas acadêmicas “fora da metodologia”, fazendo com que possamos formar uma postura crítica.
Deste modo, é através da metodologia que se obtém o conhecimento; isto é, o método é o através do que se chega a todo conhecimento científico. Ideia que, em sua gênese, se mantém fiel ao termo grego Méthodos, do qual é oriundo; composto pelas palavras “Meta” e “hódos”, possíveis de serem traduzidas interpretativamente como caminho através do qual... se faz ciência (BAILLY,1950).
Barros & Lehfeld (1986) afirmam que a metodologia não procura soluções, mas escolhe as maneiras de encontrá-las, integrando os conhecimentos a respeito dos métodos em vigor nas diferentes disciplinas científicas ou filosóficas. Para o pesquisador em geral, dentro de seus afazeres acadêmicos, em um caráter disciplinar, a metodologia seria apenas um instrumento auxiliar, entretanto, os metodólogos e os teóricos do conhecimento faz dela uma razão de ser.
2 Conhecimentos Científicos
O conhecimento cientifico brotou através da necessidade do homem querer descobrir soluções para os problemas ao invés de simplesmente aceitá-los, sendo