Metodologia e pesquisa científica em ciências sociais
O livro Metodologia e Pesquisa Científica em Ciências Sociais, de autoria de Maria Helena Michel, foi publicado em 2009 pela editora Atlas. Neste, o primeiro capítulo, intitulado “Ciência e Metodologia”, explora conceitos como epistemologia, ciência e comportamento científico. A respeito da epistemologia da ciência, a autora destaca que esta objetiva “uma reflexão geral em torno da natureza, etapas e limites do conhecimento científico”, estudando os métodos, os postulados e as conclusões de diferentes áreas do saber científico (MICHEL, 2009, p. 3). Assim, é de abrangência da epistemologia responder a questionamentos sobre o que é conhecimento, o que se pode conhecer, qual a origem do conhecimento e como se justificam nossas crenças.
A ciência, de acordo com Michel (2009), possui algumas características que nos permitem distingui-la de outros corpos de conhecimentos: separação entre essência e aparência (investigação, análise e crítica para obter a essência); compromisso com a verdade (lógica, racionalidade e testes); dessacralização e desmitologização do mundo (raciocínio, crítica e, investigação lógica e racional podem dessacralizar sagrados e desmistificar mitos); e compromisso com a teoria (princípios e tentativas de explicação do fenômeno), a análise (explicação e/ou ampliação da teoria) e a política (orientação para as ações).
O comportamento científico, na concepção da autora, é postura planejada, racional e intencional. Esse conhecimento científico ou racional é apreendido (não se nasce com ele), generalista (qualquer profissão), intencional (requer intenção, vigília e persistência), disciplinado (emprega métodos e técnicas), humilde (incompleto), exigente (coerência, lógica, verdade e generalização), questionador (não toma conclusões precipitadas) e imparcial (não torce ou dados e não impõe valores).
No segundo capítulo, denominado “Conhecimento”,