Resenha Pedro Demo
Demo, Pedro. Introdução à metodologia da ciência. 2. Ed. São Paulo: Atlas, 1985.
Resenha informativa
Caique Silva de Aguiar1
Resenha Informativa.
O livro que aqui se resenha é composto por cento e dezoito paginas e dividido em oito capítulos sendo eles, introdução ao ensino da metodologia da ciência, a construção cientifico, alguns pressupostos metodológicos, ciência e ideologia, teoria e pratica, elementos da metodologia dialética, outras metodologias importantes, alguns exercícios metodológicos. O livro relata as particularidades das ciências sociais e humanas, dentro da temática metodologia da ciência. Com o foco principal na pesquisa e no instrumento, uma vez que esses são essenciais para o desenvolvimento da metodologia.
Nos parágrafos inicias do primeiro capitulo, Introdução ao Ensino da Metodologia da Ciência, o autor faz uma introdução do que será abordado. E aponta as divergências encontradas, como a de usar apenas um método científico ou um método apenas para as ciências humanas. Contudo ele afirma defender uma posição intermediaria, mas salienta que o objeto humano precisa de uma metodologia específica.
Mas adiante, o autor ainda aborda as particularidades das ciências humanas e sócias. Cita um primeiro momento ao qual atribui o objetivo das ciências sócias sendo histórico, aduz o significado de ser histórico com a caracterização de “estar” e não de “ser”. Atribuído um processo continuo de aperfeiçoamento e superações, a qual a autoria trata de “vir-a-ser”. Em seguida, ele aponta um segundo momento. Referindo-se a o fenômeno particular da consciência histórica, pois ainda segundo o autor, fazemos história com as condições dadas que são mais fortes que nossas ideias tomando com base o fato de que a historia, além de