Resenha a nova ldb - pedro demo
DEMO, Pedro. A Nova LDB: Ranços e avanços. Campinas, SP: Papirus, 1997. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico)
Credenciais do autor:
Pedro Demo
Possui graduação em Filosofia- Bom Jesus (1963) e doutorado em Sociologia – Universitât Des Saarlandes/ Alemanha (1971). Professor titular aposentado da Universidade de Brasília, Departamento de Sociologia. Professor Emérito. Fez pós-doutorado na UCLA/ Los Angeles (1999-2000). Tem experiência na área Política Social, com ênfase em Sociologia da Educação e Pobreza Política. Trabalha com Metodologia Científica, no contexto da Teoria Crítica e pesquisa Qualitativa. Pesquisa principalmente a questão da aprendizagem nas escolas públicas, por conta dos desafios da cidadania popular.
A obra tem como objetivo discutir a nova Lei de Diretrizes e Bases (Lei Darcy Ribeiro), sancionada em dezembro de 1996. O autor nos apresenta uma análise crítica, num campo intermediário entre a simples aceitação ou rejeição da lei. Segundo o autor a LDB trás idéias importantes como: a formação superior para professores básicos, expondo modificações que podem facilitar e inovar a educação brasileira. A lei expressa o modelo a uma escola de tempo integral, como será exigida pela sociedade, a exemplo do artigo 34, que fala da jornada escolar com pelo menos 4 horas de trabalho efetivo em sala de aula e o ensino fundamental com tempo integral. A LDB trata o professor como ponto central na qualidade de educação, onde destaca-se: o processo reconstrutivo do aluno; o desempenho do professor como orientador, motivador e avaliador. A Lei prioriza também a valorização do profissional da educação estimulando o aperfeiçoamento profissional continuado, mas a mesma nada fala especificamente sobre melhorias salariais, fala apenas da valorização do piso salarial profissional, condições adequadas de trabalho, porém a efetivação dependerá das condições estaduais e municipais. É