Estrutura E Funcionamento Da Educa O B Sica
2ª ATIVIDADE AVALIATÓRIA
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
RAFAELA FADINI
JAÚ
ABRIL / 2015
DESCENTRALIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: ENTRE VELHOS E NOVOS PARADIGMAS
Wilson Alves de Paiva
A resenha crítica que será apresentada logo abaixo foi escrita por Wilson Alves de Paiva que é Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG); ex secretário municipal de Educação de Trairão-PA; assessor técnico da Secretaria Executiva de Educação do Pará (Seduc) e consultor em Educação Municipal. Graduado em Pedagogia e pós-graduado em Psicopedagogia.
Ele utilizou como bibliografia básica para a elaboração do texto obra de autores como : Ivo Both, Francisco Campos, Maria Costa, Alberto Damasceno, Pedro Demo, Naura Ferreira, Moacir Gadotti, José Romão, Lorenzo Luzuriaga, João Monlevade, Pereira, Teixeira, Caio Prado Júnior, Rousseau e Saviani.
O texto tratará de todo o processo de descentralização política educacional no Brasil desde os colonos até os dias de hoje.
A educação municipal no Brasil atual se encontra dividida em dois lados; de um lado está os movimentos democráticos e de idéias descentralizadas e de outro lado está a descentralização consagrada na LDB na Constituição.
Na colônia, os Portugueses desejavam retirar todo os proveitos da sua nova propriedade (Brasil colônia) para isso, deu aos senhores feudais lotes de terras para que assim a sua produção fosse satisfatória. Para não perder a autoridade, decretou que as ordens seriam ditadas direto de Lisboa garantindo assim uma centralização de poder. as câmaras brasileiras desejavam seguir seus próprios anseios ao invés de ficarem esperando as vontades da Coroa Portuguesa. Porém, a centralização permaneceu por todo esse período. A independência apenas resultou na recentralização do imperador. a autonomia municipal foi assegurada sob a influência de Anísio Teixeira com a constituição de 46. nos mosteiros havia a