QUAIS OS FATORES INTERFEREM NO DESENVOLVIMENTO DAS PLANTAS DO BLOCO 7?
Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Departamento de Física.
Professor Paulo Ricardo Rosa.
Departamento de Física.
Acadêmica: Ellen R R Barbosa.
QUAIS OS FATORES INTERFEREM NO DESENVOLVIMENTO DAS PLANTAS DO BLOCO 7?
1. INTRODUÇÃO
Nesse experimento iremos investigar três aspectos que podem ou não levar a morte da planta Comigo Ninguém Pode. Sendo estes aspectos a insolação, o solo e a pureza da água.
Os três aspectos que investigaremos seguem por base aspectos que são observados na Unidade do bloco 7, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, onde se localiza um jardim de inverno próximo as escadas, em um local com baixa luminosidade, solo muito pobre e a única água que recebem é a água com detergente utilizada na limpeza do bloco, que cai toda no jardim ao lavarem o piso superior.
Nos últimos 03 (três) anos, no fim do verão, a planta Dumbcane, também conhecida popularmente por “Comigo Ninguém Pode” é plantada na forma de mudas no jardim. Antes mesmo que o novo verão comece todas as plantas morrem, porém essa é uma espécie de ciclo de vida longo, dois anos é o seu tempo médio de vida. Desejamos então saber o porquê da morte das plantas, especificamente desse jardim de inverno, pois as plantas da mesma espécie em outros locais da Universidade continuam bonitas e se reproduzindo.
Em busca de uma solução para esse problema, estudaremos experimentalmente os aspectos que influenciam no desenvolvimento e no tempo de vida dessa planta, nas condições impostas a elas quando plantadas no jardim de inverno da unidade 7.
Encontrar o aspecto determinante para a morte dessa espécie é de extrema importância. Pois ao determinar o aspecto mais prejudicial, poderemos tratar o problema. Provavelmente prolongaremos o tempo de vida das plantas em nosso jardim, se tornando desnecessário o plantio anualmente. Com isso haverá uma economia significativa com a jardinagem, tendo em vista que cada muda dessa espécie custa