Nutrição
SÓDIO
1. VISAO GERAL
2. FONTES
3. RECOMENDAÇÃO DIARIA OK
4. O QUE CAUSA COM EXCESSO E DEFICIENCIA OK
5. FUNÇÃO NO CORPO OK
6. MODO DE INSERÇAO NA DIETA OK
Visão Geral:
Macrominerais são assim chamados porque estão presentes e são necessários em maiores quantidades no organismo.
Os minerais são elementos que mantêm suas identidades químicas. Eles normalmente recebem manipulação e regulação especiais no corpo; além disso, podem se ligar a outras substância e interagir com outros minerais, limitando, dessa maneira, sua absorção.
Função no corpo:
- O sódio é o principal cátion do fluído extracelular e importante regulador de seu volume.
- Ajuda a manter o equilíbrio ácido-base, sendo essencial para a transmissão de impulsos nervosos e para contração muscular.
- Prontamente absorvido pelo trato intestinal Recomendação diária: - As recomendações de sódio são suficientemente baixas para proteger contra pressão alta, porém altas o suficiente para permitir uma ingestão adequada de outros nutrientes. Ingestão Adequada (AI) para sódio:
- 1.500 mg/dia (19 a 50 anos)
-1.300 mg/dia (51 a 70 anos)
- 1.200 mg/dia (.70 anos)
OBS: O sal ( cloreto de sódio) é composto por aproximadamente 40% de sódio. 1g de sal contribui com 400mg de sódio. O que causa com excesso:
- A ingestão excessiva e prolongada de sódio pode contribuir para a hipertensão em algumas pessoas. ( sal o vilão das dietas )
- A alta ingestão de sódio também é associada com a excreção de cálcio, mas há menos evidências quanto á sua influência na perda óssea.
O que causa com a deficiência:
- Se o sódio do sangue cai, conforme ocorre em caso de vômito, diarreia ou suor excessivo, deve-se suprir o corpo com sódio e água novamente.
- Cãibra
-Apatia mental
-Perda de apetite
- Hiponatremia ( Frequente em atletas )
FONTES:
- Alimentos processados concentram a maior parte