nutrição
Não jogue fora os talos de agrião ,cenoura , beterraba , couve e outras verduras e legumes . Estes talos contém vitaminas , minerais e fibras .
Limpe , pique e refogue com temperos naturais , você terá um acompanhamento delicioso e nutritivo. Todas as folhas verde-escuro são ricas em ferro.
Aperitivo de soja e abóbora
Caroços de abóbora ou soja torrados com sal servem como aperitivos.
Mamão
A casca é muito rica em betacaroteno e na enzima papaína, com ação digestiva e anti-inflamatória.
Modo de usar: Pode ser consumida em sucos, no preparo de bolos e ensopados. As sementes favorecem o funcionamento do intestino e ficam ótimas quando misturadas ao iogurte ou acrescentadas nas saladas.
Couve flor
As folhas externas são fonte de vitaminas C, K e A, ácido fólico, e minerais como cálcio, potássio, magnésio e fósforo.
Modo de usar: Pode ser refogada, usada em recheios de panquecas ou acrescentada nos sucos. Os talos devem ser aproveitados em refogados, no feijão e na sopa.
Cascas de frutas
Com cascas de goiaba e abacaxi é possível fazer doces e geleias. Batendo-as no liquidificador, dão origem a sucos que são bons substitutos para os ingredientes líquidos no preparo de bolos.
Modo de usar: A casca é ótima para farofas. Prove também fazê-la à milanesa, fica uma delícia! Sementes de melão, melancia, mamão, entre outras, podem ser torradas e salgadas, tornando-se saudáveis aperitivos
Kiwi
A casca, sempre desprezada, é rica em compostos fenólicos, bioflavanoides e vitamina C. Por ser fonte de fibra insolúvel, tem propriedade laxativa e melhora a função intestinal.
Modo de usar: Pode ser consumida junto com a fruta ou no preparo de sucos.
Batata
A casca é rica em minerais, vitamina C, fibras e fica bem macia, conferindo uma textura crocante nas versões frita, assada ou cozida.
Modo de usar: Frite somente as cascas bem lavadas, e sirva como aperitivo. Cozidas em água e sal, e peneiradas, formam um caldo