RESPONSABILIDADE, ÉTICA E SUSTENTABILIDADE NA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
O envolvimento das Engenharias, e mais especificamente da Engenharia de Produção, com estudos e ações socialmente responsáveis, é extremamente importante para a melhoria da qualidade de vida da sociedade, bem como promover o desenvolvimento social, a proteção e a preservação ambiental.
O conceito de responsabilidade propõe a ideia de que tanto as organizações como os indivíduos devem ser responsabilizados pelas consequências decorrentes de atitudes tomadas. Por exemplo:
A responsabilidade econômica envolve as obrigações da empresa de serem produtivas e rentáveis.
A responsabilidade legal corresponde às expectativas da sociedade de que as empresas cumpram suas obrigações de acordo com o arcabouço legal existente. A responsabilidade ética refere-se às empresas que, dentro do contexto em que se inserem,tenham um comportamento apropriado de acordo com as expectativas existentes entre os agentes da sociedade.
De acordo com as diretrizes formuladas pela Associação Brasileira de Engenharia de Produção, o perfil desejado para a profissão é o de uma sólida formação científica e profissional geral que capacite o engenheiro a identificar, formular e solucionar problemas ligados às atividades de projeto, operação e gerenciamento do trabalho e de sistemas de produção de bens e/ou serviços, considerando seus aspectos humanos, econômicos, sociais e ambientais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade. Dentre as competências e habilidades do engenheiro de produção, algumas que se relacionam intrinsecamente com a Responsabilidade Social:
− ser capaz de projetar, implementar e aperfeiçoar sistemas, produtos e processos, levando em consideração os limites e as características das comunidades envolvidas;
− ser capaz de acompanhar os avanços tecnológicos, organizando-os e colocando-os a serviço da demanda das empresas e da sociedade;
− ser capaz de compreender a inter-relação dos sistemas de produção com o meio ambiente,