nutrição
Uma dieta saudável deve ser sempre incentivada já na infância, evitando-se que crianças apresentem peso acima do normal, na qual se incluem atividade física, o lazer, os relacionamentos afetivos adequados e uma estrutura familiar organizada.
No paciente que apresentava obesidade e obteve sucesso na perda de peso, o tratamento de manutenção deve incluir a permanência da atividade física e de uma alimentação saudável a longo prazo.
Esses aspectos somente serão alcançados se estiverem acompanhados de uma mudança geral no estilo de vida do paciente.
Na alimentação de um paciente obeso sempre tem que ter alguns cuidados especifico, porque uma pessoa com sobrepeso é acostumada a comer uma quantidade enorme de comida, e todos sabem quem tem esse problema é difícil comer uma quantia muito baixa do que está acostumado, e também envolve vários fatores como: stress associado a deficiências de determinados nutrientes, como vitaminas, sais minerais, oligoelementos, aminoácidos,etc., levam a pessoa instintivamente a procurá-los na comida, levando assim a obesidade. Pelo desconhecimento onde são encontrados estes nutrientes, a pessoa come indiscriminadamente, dando preferência aos tipos de alimentos que mais gosta (normalmente os mais ricos em calorias), o que a leva a engordar. Isso explica porque muitas vezes, sem estar com fome e sem saber especificamente o que quer comer, a pessoa assalta a geladeira e acaba mergulhando na primeira guloseima que encontra.
Por isso é necessário durante a consulta Médica uma exame detalhada do paciente, além