LEV VYGOTSKY
VIDA E OBRA
O texto que segue é um depoimento de Marta Kohl de Oliveira1 sobre a vida e a obra deste autor que trouxe contribuições fundamentais para uma melhor compreensão das relações entre desenvolvimento e aprendizagem. Marta começa o depoimento situando sua aproximação ao pesquisador:
“ Entrei em contato com o pensamento de Vygotsky nos Estados Unidos, quando fazia doutorado lá. Li alguns textos e estudei um pouco de suas idéias em alguns cursos, sem ainda escolhê-lo como autor principal. Na ocasião, um autor que fundamentou muito meu trabalho foi Michael Cole, que explora as relações entre cultura e pensamento e escolarização e desenvolvimento cognitivo. Depois é que eu vim a saber que Cole foi aluno de Luria e é um dos principais intérpretes contemporâneos de Vygotsky nos EUA. Já de volta ao Brasil, com o amadurecimento da minha própria linha de pesquisa, acabei por encontrar na abordagem histórico-cultural a fonte mais fecunda para a compreensão das relações entre cultura e desenvolvimento psicológico.”
História
Lev Semionovitch Vygotsky é um autor que nasceu na Bielo-Rússia, que depois (em 1917) ficou incorporada à União Soviética, e mais recentemente voltou a ser Bielo-Rússia. Coincidentemente, Vygotsky nasceu no mesmo ano que Piaget, em 1896, mas viveu muitíssimo menos que este último, pois morreu de tuberculose em 1934, antes de completar 38 anos. Ele sabia que iria morrer desde os 22 anos, pois naquela época a tuberculose era uma doença fatal. Então eu vejo a produção dele é apressada, de quem sabia que tinha tempo para pôr as coisas no papel. Além desta “ pressa” o estilo dos seus textos está associado a outro fator importante Vygotsky era uma pessoa jovem escrevendo, em um momento de muita efervescência intelectual e política, no fogo da Revolução Soviética, Estava muito empenhado no projeto de construção do homem novo, da sociedade nova, de uma nova psicologia. Os seus textos são densos demais, têm muita