Capacitores
Capacitor é um componente que armazena energia num campo elétrico, acumulando um desequilíbrio interno de carga elétrica.
Os capacitores são compostos basicamente por duas placas condutoras carregadas com potenciais contrários e de mesma intensidade, dielétrico ou material isolante entre os condutores ou armaduras, responsável pelo armazenamento de energia através do campo elétrico existente no meio. O dielétrico é um meio isolante que separa os condutores, podendo ser o ar, vácuo, porcelana, vidro, plástico ou hexafluoreto de enxofre. Os condutores são materiais metálicos capazes de apresentar uma distribuição superficial de cargas elétricas. O funcionamento dos capacitores, se dá no acúmulo de cargas em suas placas. Quando é aplicada uma voltagem em seus terminais uma placa atrai elétrons para a outra placa e uma parte da voltagem fica armazenada no capacitor. Um capacitor permite que transite livremente correntes alternadas de alta frequência, mas tem dificuldade para dar passagem às correntes de baixa frequência e é praticamente um isolante para corrente contínua. Capacitores são basicamente usados em fontes de energia onde elas suavizam a saída de uma onda retificada completa ou meia onda.
Por passarem sinais de corrente alternada, mas bloquearem corrente contínua, capacitores são frequentemente usados para separar circuitos. Este método é conhecido como acoplamento AC.
1. Capacitor de cerâmica- consiste de um tubo ou disco de cerâmica de constante dielétrica na faixa de 10 a 10.000. Uma fina camada de prata é aplicada a cada lado do dielétrico. Este tipo de capacitor é caracterizado por baixas perdas, pequeno tamanho e uma conhecida característica de variação de capacitância com a temperatura.
2. Capacitor de papel- consiste de folhas de alumínio e papel kraft (normalmente impregnado com graxa ou resina) enroladas e moldadas formando uma peça compacta. Os capacitores de papel são disponíveis na faixa de 0,0005 uF a