Nutrição
É o estudo do processo da nutrição, incluindo o conhecimento dos nutrientes, as quantidades necessárias ao organismo sadio e doente e a forma como são utilizados.
Nutrientes – Alimentos
Introdução a Composição de Alimentos
Alimento – Ferramenta de trabalho do Nutricionista.
Grande importância em conhecer os nutrientes que compõem os alimentos, as modificações que são passíveis e seus reflexos no alimento e conseqüentemente na nutrição.
CARBOIDRATOS - CHO
Os carboidratos - extremamente abundantes.
Apresentam baixo custo para consumo.
No ser humano apresentam função: energética (4Kcal/g), reserva alimentar, formação de DNA e RNA e formação do bolo fecal (fibras).
Nos alimentos podem exercer outras funções relevantes como: edulcorantes, formadores de géis, agentes espessantes, estabilizadores e precursores de compostos de aroma e sabor.
Apresentam estruturas moleculares, tamanhos e configurações diferentes.
Reflexo nas propriedades físicas e químicas - conseqüência conseqüência nos seus efeitos efeitos fisiológicos fisiológicos.
Quanto menor a sua cadeia molecular maior a solubilidade em água.
Passíveis de modificações químicas e bioquímicas, - empregadas comercialmente no melhoramento de suas propriedades e na ampliação de suas aplicações.
Classificados em monossacarídeos, oligossacarídeos (até 10 unid. de mono) e polissacarídeos.
Monossacarídeos – glicose (frutas e mel (redutor)), frutose (frutas e mel (redutor)), manose, galactose, xilose e arabinose (não são encontrados na forma livre na natureza).
Dissacarídeos – maltose (redutor (GLI+GLI)), celobiose (redutor (Alfa-GLI+Beta-GLIC)), lactose (redutor (GAL+GLI)), sacarose (não-redutor (GLI+F)).
Trissacarídeos – rafinose (feijão (galactose, frutose e glicose)).
Tetrassacarídeo - estaquiose (leguminosas (galactose, galactose, glicose e frutose)).
Polissacarídeos – amido, celulose e glicogênio.
Polissacarídeos