Redação Faixa de gaza
Conhecida por muitos conflitos, a faixa de gaza é um território historicamente disputado em conflitos inacabáveis entre palestinos e israelenses. Em junho deste ano, completa o terceiro conflito do tipo desde que o grupo islâmico Hamas passou a controlar a região. Um novo ataque de terrorismo teve inicio, onde foi considerado o estopim para novos confrontos.
Em Junho deste ano, foram constatados três sequestros e assassinatos de adolescentes israelenses judeus. Eles desapareceram no dia 12 de Junho, e seus corpos foram encontrados com marcas de tiros no dia 30 do mesmo mês. O ataque foi atribuído ao Hamas, mas o mesmo não assumiu a autoria da ação. Dias depois, um jovem palestino foi morto por judeus extremistas. Em 8 de julho, após intenso bombardeio contra o sul de Israel, o Estado judeu passou para os ataques aéreos contra Gaza. Os Hamas responderam com foguetes dando inicio à ataques israelenses por vias terrestres.
Israel justifica os ataques como forma de resposta não só aos assassinatos, como também aos foguetes primeiramente mandados pelos Hamas como forma de defesa. Já os palestinos afirmam que considera o controle israelense sobre a Faixa de Gaza abusivo e a situação humanitária insustentável. Os moradores dependem de Israel para ter eletricidade, água, meios de comunicação e até moeda. Visto que os ataques de Israel são totalmente desproporcionais ao que Hamas tem a oferecer.
Portanto, é notório que as guerras acontecem por motivos religiosos onde o Estado não terá maneiras eficazes de cessar as violências entre esses territórios. Visando que, todos tem direito a vida e olhando ambos os lados para que seja possível um dia almejar a paz da Faixa de Gaza.