Nutrição
Objetivos da dieto terapia
A finalidade básica da dietoterapia é oferecer ao organismo debilitado os nutrientes adequados da forma que melhor se adapte ao tipo de condição patológica e características físicas, nutricionais, psicológicas e sociais do indivíduo, recuperando-o.
Para isso, é necessário que se estabeleça se as necessidades do indivíduo são de manutenção ou de recuperação. De uma forma mais didática apresentaremos abaixo os objetivos da dietoterapia melhor visualizados:
Objetivo Geral: Recuperar e/ou manter o estado de saúde, levando o paciente às suas atividades normais.
Objetivos Específicos:
- Ajustar a dieta à capacidade do organismo em digerir, absorver e tolerar determinados alimentos, bem como à capacidade em metabolizar os nutrientes.
- Contribuir para compensar estados específicos de deficiência nutricional.
- Estimular e/ou dar repouso a um determinado órgão.
- Educar pacientes e familiares para aquisição de hábitos alimentares compatíveis com a saúde e com seu estilo de vida.
O que é dietoterapia? A Dietoterapia ou Terapia Clínica Nutricional (TCN) compreende uma série de cuidados nutricionais que devem ser observados durante o tratamento de doenças específicas, como, por exemplo, a restrição ao consumo de açúcares para os diabéticos ou do sal para os hipertensos. Além de desempenhar um papel principal no crescimento, desenvolvimento, saúde e condicionamento físico, prevenindo e retardando o aparecimento de doenças relacionadas à dieta, a Nutrição pode ser uma ferramenta poderosa para o tratamento de várias enfermidades. Com a expansão da base de conhecimentos sobre os nutrientes e suas funções biológicas, ocorreu um aumento na lista de doenças suscetíveis à intervenção nutricional e que podem ser evitadas apenas com alterações nos hábitos alimentares. Dentre os agravos à saúde que acometem um grande número de pessoas, alguns respondem melhor ao tratamento nutricional, como a Hipertensão Arterial, o