Nutrição
Do ponto de vista da química o que realmente caracteriza um perfume, uma fragrância?
A análise de um perfume mostra que ele é uma mistura complexa de compostos orgânicos e voláteis, denominada fragrância.
O sistema moderno de classificação de fragrâncias engloba um total de 14 grupos (ver figura abaixo), organizados de acordo com a volatilidade de seus componentes.
Durante muito tempo as fragrâncias características dos perfumes eram compostas exclusivamente por óleos essenciais, resinóides e absolutos de plantas e alguns animais selvagens.
Os químicos já identificaram cerca de 3000 (três mil) óleos essenciais, sendo cerca de 150 importantes para a perfumaria. A análise química de um óleo essencial permite identificar seus componentes através de técnicas como a cromatografia gasosa e a espectrometria de massas, por exemplo.
Uma vez identificados os componentes responsáveis pelo odor característico de um óleo essencial, os químicos podem sintetizá-los, tornando a matéria-prima mais barata. A grande maioria das fragrâncias utilizadas hoje, é sintética - principalmente para detergentes e sabões.
Na minha opnião as moléculas sintéticas nunca vão substituir totalmente os produtos naturais. Um perfume elaborado com matérias-primas naturais é mais harmonioso... complexo.
http://perfumepersonalizado.blogspot.com/2010/04/quimica-por-tras-de-um-perfume.html
2
A perfumaria utiliza uma grande variedade de matérias-primas que são encontradas em diversas partes do mundo, mas muitas vezes são raras e difíceis de encontrar. Quanto mais específica e difícil for de encontrar a matéria-prima maior é o valor do produto (mais caro). As matérias-primas dos perfumes são muito variadas e numerosas. Actualmente existem centenas de produtos naturais e milhares de produtos sintéticos utilizados pelas perfumarias. Apresentamos, de seguida, apenas uma lista (Quadro 2) de algumas matérias-primas mais utilizadas na indústria do perfume,