Modalidades Textuais
Publicidade e Propaganda – Noturno
Disciplina: Produção Textual
A presença dos modelos discursivos nas peças publicitárias.
O presente trabalho tem como objetivo identificar as modalidades discursivas de narração, descrição e dissertação nos textos publicitários. Para tal, escolhi a propaganda do Departamento de Saúde de Vermont (Vermont Departmentof Health).
Em primeiro lugar vamos definir narração como relato de acontecimentos, fictícios ou não, contados por um narrador por meio da ação de seus personagens. Na propaganda escolhida, o slogan “Whenyousmoke, your baby smokes”, assume-se como narração, pois conta através de um narrador um determinado acontecimento real representado pela imagem de um bebê formado de fumaça.
Temos então a modalidade de descrição, que tem como definição “reprodução verbal de uma realidade, extraída da percepção sensorial”. A propaganda escolhida trabalha com a descrição da cena apresentada, onde através do cordão umbilical a fumaça é transportada gerando um feto de fumaça. Sobre o fundo escolhido, preto e livre de texturas, acredito que seja para fazer a ligação da imagem publicitaria com uma imagem real de ultrassonografia. O ultrassom consiste em imagens monocromáticas, de fundo preto com o bebê em branco e/ou em tons de cinza.
A modalidade de dissertação encontra-se presente na frase “Smoking whilepregnant causes birthdeffects, braindamage, andregret” expondo um ponto de vista sobre um determinado assunto, dando a conhecer, ou a explicar, certo modo de ver qualquer questão, deixando claro a opinião do narrador que fala pelo Departamento de Saúde de Vermont.