nutrição
1. passo:
Identificação do paciente---- Paciente AAa, idoso, com diagnosticado com a doença......ou portador de ........
Ex: Sr. A. M., idoso, portador de diabetes, e diagnosticado com gragrena diabética....
Paciente, idoso, portador de SIDA, e diagnosticado com hepatite....
2. passo:
Dados antropométricos, suas classificações e possíveis riscos (IMC, dobras, circunferências)
3. passo:
Sinais vitais, PA, FR, FC, temperatura, utilizar os termos técnicos para estes sianis. Ex: normotérmico ou afebril, eupneíco, normocárdico.
4. passo:
Exames laboratoriais (hemoglobina, HCM, VCM, CHCM, LDL, albumina, glicose....) se estão normais ou alterados e possíveis causas das alterações ou no caso da hemoglobina e albumina, se caracteriza anemia ou inflamação, pós operatório, lesão, infecção.
Em caso de diabetes a glicemia estará elevada.
Ex: Aos exames laboratoriais, o níveis séricos de hemoglobina e albumina encontram-se diminuídos, que pode ser em consequência da injúria (patologia) que acomete o paciente, além de representar anemia macrocítica confirmada pelo HCM.
EX: Nos exames laboratoriais observou-se que a albumina e hemoglobina encontram-se com níveis diminuídos que pode ser em decorrência da infecção (lesão) ao qual o paciente apresenta.
5. passo:
Se tiver no caso clinico.
Aceitação da dieta, questionário de frequência alimentar (se está adequado ou não), descrevendo as possíveis causas das alterações e correlacionando com a patologia do paciente.
Ex: No recordatório o paciente relatou não consumir toda a dieta o que pode ser em decorrência da disfagia, que o acomete.
Ex: No questionário alimentar observou-se inadequações alimentares quanto a ingestão inadequada de legumes e frutas, o que podem acarretar em deficiências de micronutrientes como a vitamina C, Vit. A,.....