Nutrição
DNA – MOLÉCULA QUE GUARDA A INFORMAÇÃO GENÉTICA ESTA INFORMAÇÃO É USADA PELAS CÉLULAS PARA FABRICAR AS SUAS PRÓPRIAS PROTEÍNAS. CADA MOLÉCULA DE DNA POSSUI VÁRIOS GENES, CADA GENE GUARDA A INFORMAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA CADEIA DE AMINOÁCIDOS. EM CADA UMA DE NOSSAS CÉLULAS TEMOS A TOTALIDADE DA INFORMAÇÃO GENÉTICA DE UM INDIVÍDUO, OU SEJA, CADA CÉLULA CARREGA TODOS OS GENES, MESMO QUE PARA ELA ELES NÃO SEJAM ÚTEIS.
O DNA GUARDA A INFORMAÇÃO PARA QUE A CÉLULA PRODUZA SUAS PRÓPRIAS PROTEÍNAS. CADA GENE É UMA PARTE DA MOLÉCULA DE DNA COM INFORMAÇÃO PARA A SÍNTESE DE UMA CADEIA DE AMINOÁCIDOS.
O DNA ESTÁ ASSOCIADO A PROTEÍNAS ESPECÍFICAS FORMANDO A CROMATINA, PRESENTE NO NÚCLEO DE NOSSAS CÉLULAS. A FIGURA AO LADO MOSTRA O NÚCLEO DE UMA CÉLULA EM INTÉRFASE, PERÍODO NO QUAL NÃO PODEMOS VISUALIZAR OS CROMOSSOMOS.
CADA MOLÉCULA DE DNA CORRESPONDE A 1 CROMOSSOMO. A MOLÉCULA DE DNA ESTÁ ASSOCIADA COM PROTEÍNAS ESPECÍFICAS (ENTRE ELAS AS HISTONAS) QUE AJUDAM A ORGANIZAR O MATERIAL GENÉTICO.
OS 24 TIPOS DIFERENTES DE CROMOSSOMOS HUMANOS: 22 AUTOSSOMOS E 2 SEXUAIS. ELES SÃO ORGANIZADOS POR TAMANHO DO MAIOR PARA O MENOR E SÃO NUMERADOS DE 1 A 22 E MAIS OS CROMOSSOMOS SEXUAIS, X E Y.
OS GAMETAS SÃO AS CÉLULAS DESTINADAS À REPRODUÇÃO. O ÓVULO E O ESPERMATOZÓIDE CARREGAM, CADA UM, UM REPRESENTANTE DE CADA UM DOS NOSSOS DIFERENTES TIPOS DE CROMOSSOMOS. AO SE UNIREM, FORMAM A CÉLULA OVO OU ZIGOTO QUE CONTÉM DOIS EXEMPLARES DE CADA TIPO DE CROMOSSOMO. OS GAMETAS SÃO CÉLULAS HAPLÓIDES (n). JÁ AS CÉLULAS SOMÁTICAS SÃO DIPLÓIDES (2n).
CARIÓTIPO – CONJUNTO DE CROMOSSOMOS TÍPICO DE CADA ESPÉCIE. OS SERES HUMANOS POSSUEM 46 CROMOSSOMOS, SENDO 22 PARES DE AUTOSSOMOS E 1 PAR DE CROMOSSOMOS SEXUAIS.
OS CROMOSSOMOS HOMÓLOGOS SÃO AQUELES QUE FORMAM UM PAR, TEM OS MESMOS GENES, NA MESMA ORDEM E POSIÇÃO, MAS OS ALELOS PODEM SER DIFERENTES. ALELOS SÃO FORMAS ALTERNATIVAS DOS MESMOS GENES. ELES DEVEM OCUPAR A