Nutrição
TÓPICO I
Conhecer hábitos alimentares saudáveis aliados a atividade física para a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis.
Conteúdo - Conceito e tratamento alimentar da obesidade do adulto, adolescente e criança;
Conteúdo - Conceito e tratamento alimentar da hipertensão e doenças cardiovasculares;
Conteúdo - Conceito e tratamento alimentar do diabetes mellitus.
TÓPICO II
Conhecer os parâmetros utilizados para avaliação do estado nutricional de adultos, crianças e idosos.
Conteúdo - Importância da avaliação do estado nutricional;
Conteúdo - Parâmetros utilizados na avaliação do estado nutricional de adultos, crianças e idosos;
Conteúdo - Classificação do estado nutricional de adultos, crianças e idosos.
INTRODUÇÃO
Algumas doenças crônicas não-transmissíveis, como as cardiovasculares, seus fatores de risco metabólicos (diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica e dislipidemias) e a incapacidade funcional são importantes causas de morbidade e mortalidade entre adultos e idosos1.
Em geral, essas doenças são de longa duração, múltiplas, exigem acompanhamento multidisciplinar permanente, intervenções contínuas e requerem que grandes recursos materiais e humanos sejam despendidos, gerando encargos ao sistema público e social. No Brasil, por exemplo, elas respondem por, aproximadamente, 70% dos gastos assistenciais com a saúde2.
Apesar de a herança genética ser fator de grande relevância na determinação da suscetibilidade à doença, o desenvolvimento dessas morbidades se dá, primordialmente, por fatores ambientais e do estilo de vida. Estima-se que 75% dos casos novos de doenças não-transmissíveis poderiam ser explicados por dieta e inatividade física1. O baixo condicionamento cardiorrespiratório, a pouca força muscular e o sedentarismo, por exemplo, aumentam em três a quatro vezes a prevalência da Síndrome Metabólica (SM)3.
A atividade física e/ou o