nutrição
Este trabalho destina-se a elaboração de um mini plano de ação de Educação Alimentar no âmbito da prevenção e autocontrole da Diabetes Mellitus, que será posteriormente posta em prática em âmbito ambulatório – em contexto de Centro de Saúde da área de residência, O trabalho será apresentado segundo o seguinte esquema: primeiro, será apresentado o enquadramento teórico/conceptual do trabalho de forma a enquadrar o tema; seguidamente, uma introdução resumida da temática sobre a qual incide o trabalho; o papel do enfermeiro na ligação à temática da Diabetes Mellitus e quais as formas passíveis de intervir; a descrição da ação a realizar, onde será referenciada a população alvo; os objectivos gerais e específicos e indicadores de avaliação; as estratégias/metodologias adoptadas. Para finalizar, apresentar-se-á uma conclusão do trabalho e a bibliografia.
2. Enquadramento teórico/conceptual do trabalho
Este trabalho insere-se no âmbito da disciplina Nutrição, do Curso de Pós Graduação em Enfermagem Nefrológica – 3º PGENTD, na Escola Superior de Enfermagem São Francisco das Misericórdias. Trata-se de um trabalho, cujo objectivo primordial é a formulação de plano de Educação Alimentar. O tema escolhido para o trabalho define-se: Educação alimentar na prevenção/ autocontrole da Diabetes Mellitus .
A decisão de escolher este tema resultou do facto de após ter verificado a existência cada vez maior de pessoas diabéticas.
O enfermeiro, como profissional de saúde, convive diariamente com seres humanos, que apresentam comportamentos peculiares constituídos por valores, princípios, padrões culturais e experiências que não podem ser objectivadas e tão pouco consideradas, como elementos separados.
Segundo, LESNE (1984), …” a educação de um indivíduo é um processo que se desenrola ao longo da vida mesmo quando a sua formação social não se fez de forma organizada…”
De acordo com, Green & Kreuter, (1991), Educação Alimentar define-se