Fichamente
Curso superior em Gestão de Recurso Humanos
nomes
Fichamento do capítulo VI do livro Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. 1ª Edição. editora pearson, 2008. (Autores: Filipe Sobral e Alketa Peci)
Trabalho de resumo de livro, apresentado como avaliação parcial da disciplina de
Introdução à Administração da
Universidade Estácio de Sá
Prof. Josué José da Silva
Duque de Caxias
Outubro / 2013
SOBRAL, Filipe; PECI, Alketa. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro 1ª Ed. Editora Pearson, 2008.
ORGANIZAÇÃO (pp. 164-196). Capítulo VI.
CAP. VI – ORGANIZAÇÃO
O processo de organização está relacionado com as tomadas de decisões da empresa. A divisão das tarefas a serem realizadas com eficiência é a especialização de trabalho que pode ter como consequência a monotonia e a baixa produtividade.
Hoje, nas organizações, o pessoal subordinado não tem comunicações direta com os administradores do alto escalão. A linha de autoridade identifica quem se reporta a quem dentro da empresa e está diretamente ligada à unidade de comando, segunda a qual cada subordinado responde apenas um único superior hierárquico.
A amplitude de controle mede a quantidade de subordinados que cada gestor pode dirigir e determina proporcionalmente o número de níveis hierárquico da empresa.
A departamentalização é uma forma sistematizada de agrupar as atividades seguindo um determinado critério, visando melhor adequação da estrutura organizacional. É a divisão do trabalho horizontalmente.
De acordo com a teoria clássica a departamentalização pode ser: por função que agrupa todo o pessoal que executa funções semelhantes; por produto seguindo o modelo de acordo com as atividades inerentes a cada um dos produtos ou serviço da empresa; por cliente que consiste em dividir as atividades organizacionais de forma que cada uma sirva um tipo de cliente diferente; por área geográfica, mais utilizado por empresas cujos mercados são extensos, que