fichamente de arte educa ao
555 palavras
3 páginas
FACULDADES INTEGRADAS DE SERGIPE - FISECurso: Pedagogia, 3° B
Disciplina: Ética Profissional
Prof.ª: Maria Aparecida
Aluna: Tathiane Santos Sousa
Referência: ADOLFO, Sánchez Vázquez. Ética. Tradução de João Dell’Anna. – 31°ed. – Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 2010. 304p.
Objetivo geral do texto: Identificar a moral em sua essência, renovando-a, como um movimento individual e social dinâmico, que permite ao individuo aceitar livremente as normas, podendo agir de forma subjetiva, tornando-a negativa ou positiva de acordo com seu comportamento.
Ideias principais do autor: “A moral é um conjunto de normas, aceitas livre e conscientemente, que regulam o comportamento individual e social dos homens”. (p. 63).
“[...] mais explicitamente encontramos na moral dois planos: a) o normativo, constituído pelas normas ou regras de ação e pelos imperativos que enunciam algo que deve ser; b) o fatual, ou planos dos fatos morais, constituído por certos atos humanos que se realizam efetivamente, isto é, que são independentemente de como pensemos que deveriam ser”. (p.63).
“A moral efetiva compreende, portanto, não somente normas ou regras de ação, mas também - como comportamento que deve ser – os fatos com ela conformes.” (p. 65).
“A moral possui, em sua essência, uma qualidade social. Isso significa que se manifesta na sociedade, respondendo às necessidades e cumprindo uma função determinada.” (p. 67).
“A moral como forma de comportamento humano, possui também um caráter social, pois é característica de um ser que, inclusive no comportamento individual, comporta-se como um ser social”. (p.67).
“A função social da moral consiste na regulamentação das relações entre os homens (entre os indivíduos e entre o indivíduo e a comunidade) para contribuir assim no sentido de manter e garantir uma determinada ordem social”. (p.69).
“O caráter social da moral implica uma particular relação entre o individuo e a comunidade ou entre o individuo e o coletivo.” (p. 71).
“No