Fichamente: O Príncipe

2598 palavras 11 páginas
Fichamento de Política

Nome:
Márcio Fernando da Conceição.

Bibliografia:
Machiavelli, Niccolo, 1469 – 1527 O príncipe, e Escritos políticos / Nicolau Maquiavel; [tradução: Livio Xavier]
– 1. ed. – São Paulo: Folha de S. Paulo, 2010. 112p. ; 25cm – [Coleção Folha: Livros que mudaram o mundo ; v. 2]

O Príncipe

Maquiavel “Revoluciona a história das teorias políticas saindo da especulação filosófica. Seu universo mental caminha em outra direção. Afasta-se da escolástica medieval e, dentro do espírito renascentista, observa a sociedade pela análise efetiva dos fatos humanos. Não se preocupa com o Estado ideal, mas com as causas que o levam a existir, desenvolver-se, decair. Ainda que empiricamente, duas coordenadas se definem: uma filosofia da história e uma explicação da psicologia humana. Conclui que os homens são egoístas e ambiciosos e só a lei os coage. Reflete sobre fortuna e a virtude, optando, no campo político, por aconselhar atenção aos sinais da fortuna, pois, caso contrário, se conhecerá a ruína. A ordem na organização do Estado é o seu núcleo. Contudo, não há ordem ideal com validade absoluta.” (pág 10).
Do capítulo I ao XI o autor irá explanar sobre os tipos de principados existentes dando suas características e conselhos sobre as maneiras adequadas de se agir em cada caso.

Os tipos de principados são:
Hereditários: “Digo, pois, que nesta qualidade de Estados ligados à família de seu príncipe, menores se apresentam os óbices de os conservar, porque é suficiente que se não abandone o proceder dos antecessores, e também se use de contemporização com as situações novas, de jeito que, se o príncipe é de inteligência comum sempre se conservará no seu Estado, se não sobrevier força extraordinária e excessiva que o prive dele; e, ainda que tal sobrevenha, pode retomá-lo, por pior que seja o ocupante.” (pág 12). Novos ou Mistos: “Entretanto a dificuldade está nos principados novos. Primeiro, se não é o caso de principado novo,

Relacionados