Fichamente
O que é questão agrária
José Graziano da Silva
Na primeira metade do século XX a discussão sobre a “questão agrária” estava em meio a discussão sobre os rumos da industrialização no Brasil. A agricultura era vista como atrasada e como um impecílio ao desenvolvimento do país.
Com o governo militar houve pouca discussão sobre a questão agrária e relativo aumento da produção agrícola fez que se pensasse que o problema estava solucionado.
Após o período do milagre econômico a questão agrária foi silenciada sem que fosse de fato resolvida. Isto se deve também a confusão conceitual entre o que é questão agrícola e questão agrária. A questão agrícola e a questão agrária estão imbricadas. Não se pode falar de questão agrária sem se falar de questão agrícola.
A questão agrícola diz respeito as variáveis importantes para o peço dos bens produzidos e aos aspectos ligados a produção em si mesma, como o que se produz, como se produz e quanto se produz.
A crise agrária no Brasil esta diretamente ligada a quantidade de pessoas expulsas do campo devido a forma de produção agrícola adotada. Essa mão de obra não encontrava empregos qualificados nas cidades e não conseguia retornar ao campo, gerando nas cidades mais violência, prostituição e desemprego.
A expansão do agronegócio fez tencionar ainda mais a questão agrícola no Brasil, aumentando o número de bóias frias e tornando ainda mais clara e forte a expropriação das terras.
Essa expansão do agronegócio o impôs como a forma hegemônica de produção no campo, levando consigo o uso de inseticidas, máquinas, trabalho assalariado e as monoculturas.
O aumento da produção agrícola se faz no sistema capitalista por meio da industrialização da agricultura e da intensificação da produção com o uso de tecnologias voltadas para o controle da produção pela vontade do homem. A isto se chama de desenvolvimento do capitalismo no campo.
O aumento da produção se faz necessário para a manutenção da