A evolução da Odontologia
A Evolução da Odontologia
Profissões
• advindas das primeiras ocupações e ofícios dos homens
• ligadas ao tempo e ao grau de desenvolvimento da época
Odontologia
• Atividades identificadas desde a pré-história : dedução dos achados em escavações: pedras, inscrições gravadas, dentes e ossos com evidências de ‘tratamento’, tumbas , etc.
A Evolução da Odontologia
Antiguidade
da pré-história a Albucasis (1050)
- Descoberta na região de Madri, de dois molares neandertais com mais de 60 mil anos com marcas aparentemente causadas por gravetos de madeira, o que indica que esses hominídeos gostavam de palitar ou “escovar” os dentes.
A Evolução da Odontologia
As civilizações assírio-babilônica, egípcia, grega, etrusca, romana e árabe deram amostras cabais de que algo se fazia para consertar dentes estragados.
O destaque maior fica com fenícios e etruscos pelo grande número das descobertas em sarcófagos e escavações (séc. VII a.C.). Tais achados mostram dentes adaptados de animais ou pessoas aos dentes remanescentes por fios ou anéis de ouro
A Evolução da Odontologia
A primeira evidência de procedimento cirúrgico, por volta de 2.750 a.C. , foi uma mandíbula com duas perfurações abaixo das raízes do primeiro molar, indicando o estabelecimento da drenagem de um abscesso dentário.
A Evolução da Odontologia
• Texto : O mais antigo é um texto sumeriano, em tabletes de argila, feitos na Mesopotâmia
(5000 a.C.), denominado "Lenda do verme", descoberto nas cercanias do Vale do Eufrates
• Na mesma região, foram achadas peças de limpeza dentária, como palitos feitos de metal trabalhado, que teriam sido elaboradas por volta de 3500 a.C.
A Evolução da Odontologia
Esculápio ( século XIII a.C.) grande médico grego
- “Deus da Medicina”
- origem à cirurgia dental
- inventou os primeiros instrumentos destinados à extração dos dentes ( feitos de chumbo e denominavam-se “odontagogo” e “rizagra”
A