Nutrição
Os tipos de divisão;
Há dois tipos fundamentais de divisão celular: a mitose e a meiose.
A mitose, uma célula que se divide, originando duas células-filhas exatamente igual a célula-mãe, tanto quando a qualidade e a quantidade de material genético. A mitose permite que os organismos pluricelulares cresçam e por aumento de números de células e substituam as células mortas.
Já na meiose ocorrem duas divisões, obtendo como resultado final quatro células, com exatamente a metade dos cromossomos existentes na célula-mãe.
Mitose.
A mitose é um processo de divisão celular em que ocorre uma duplicação cromossômica para cada divisão celular. Ela é um processo continuo, costuma ser dividida em quatro fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase.
A interfase é o período que precede a mitose, chamada como o período de repouso, apesar de ser nela que a maioria das reações químicas ocorre, incluindo a duplicação de DNA. A interfase é dividida em três períodos: G1,S,G2. Em G1, os cromossomos ainda estão com fios simples, a duplicação de DNA ocorre na fase S (síntese de DNA), deixando cada cromossomo com duas cromátides, assim permanece na fase G2, após a G2 começa a mitose.
Na prófase a cromatina (DNA) que antes estava descondensada, começa a se condensar. Os centríolos (uma organela) vão afastando-se para os pólos criando fibras, chamadas Fibras do Fuso Acromático. A membrana nuclear desaparece junto com os nucléolos.
Na metáfase, a principal característica é a disposição dos cromossomos (cromatina) bem no centro da célula, formando o que se chama de Placa Equatorial. Para tal disposição, os cromossomos condensam-se totalmente e unem-se às fibras do fuso por meio dos centrômeros, que seriam como o “meio do cromossomo”. É nessa fase que se dá o estudo do cariótipo.
Já na anáfase, fase da separação. As fibras do fuso se encurtam em direção aos pólos levando consigo cromátides (partes) dos cromossomos, que passam a constituir um