SESI
Será atribuído ao SESI amparar, ajudar, desenvolver, estudar, planejar, executar medidas para o bem estar do trabalhador na indústria, enfim, um vasto programa em favor dos seus beneficiários, os homens da indústria, transportes, comunicações e pesca.
A instituição gerida por empresários visa a defesa dos salários dos operários através da melhoria de condições de habitação, nutrição e higiene, estando no centro das soluções encontradas tanto para prosseguir com desenvolvimento como para uma justa solução da questão social.
O Estado institucionaliza a iniciativa da burguesia industrial para que essa classe organize e gerencie os planos de assistência já existente em inúmeras empresas a fim de explorar sua ação das unidades de produção para o cotidiano da vida do proletariado.
O surgimento do SESI se enquadra num processo marcado pela maior organização do empresariado, no qual este busca definir e homogeneizar uma série de posições que se relacionam á nova situação internacional, ao novo estatuto econômico do pós-guerra e a seus efeitos internos, tanto a nível econômico como político.
O direito social terá agora, o papel de articular os diferentes grupos sociais de forma a que estes