sesi
Projeto VIII– Turma C 01
Curso de Arquitetura e Urbanismo
Departamento de Artes e Arquitetura
Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC GO
ASPECTOS IDEOLOGICOS POLITICOS LEGAIS E
ADMINISTRATIVOS
Aspectos ideológicos e Políticas de esporte, cultura e lazer
Conceitos:
Esporte e Lazer
* ”Há profunda inter-relação entre esporte e lazer, o que dificulta a identificação de quando estão juntos ou separados. Nem sempre o esporte é lazer e o lazer não se resume absolutamente ao esporte. Quanto mais vaga a definição do que seja o esporte e o lazer, enquanto categorias de atividades, mais se pode alargar o conceito e permitir sobreposições.” (SARTORI, 1970).
Fonte: http://veja.abril.com.br/blog/saude-chegada/habitos/parque-doibirapuera-para-todos-os-tipos-de-corrida/
Fonte: http://www.corredortrainer.com.br/corridas/15%C2%AA-corridado-parque-tingui-no-domingo/
01
Aspectos ideológicos e Políticas de esporte, cultura e lazer
* A importância do lazer para a qualidade de vida e sua função de consumo na sociedade moderna é hoje inquestionável “uma ocupação escolhida livremente e não remunerada, porque é agradável para si mesmo”.
Fonte:http://vitrinetexto.blogspot.com.br/2010/05/dig
nidade-do-homem-e-o-trabalho.html
* Como fenômeno social, é comumente definido como produto do processo urbano industrial do século XIX, na Europa, em função de demandas individuais e coletivas dos trabalhadores, por maior tempo de “folga”. A separação entre tempo de trabalho e tempo livre trouxe a necessidade de organizar práticas e vivências em tempo e locais apropriados.
* Na esfera do trabalho, a seriedade e a disciplina não admitia “passatempos” e o tempo livre foi justificado como necessário ao repouso para a manutenção e reprodução da força de trabalho. “O lazer, como instância distinta e específica da vida social, só é percebido com a chegada da
Revolução