Nutrição
- MANTENHA UM DIÁRIO ALIMENTAR - Anotando tudo que comer. Uma das melhores maneiras de se controlar a alimentação é utilizando o diário alimentar. Na agenda vá anotando tudo que você comeu durante o dia.
- PRESTE MAIS ATENÇÃO AO ATO DE COMER - Quando você for comer alguma, preste mais atenção no que você está fazendo. Evite ficar “beliscando” alimentos simplesmente pelo fato deles estarem na sua frente ou por que outras pessoas estão comendo. Defina previamente quanto você vai comer, prepare seu prato (de modo a evitar complementações) e coma com calma. O controle do ato de comer é extremamente importante para se atingir o peso saudável.
- NÃO COMA LENDO OU VENDO TELEVISÃO - Horário de refeição é a hora do dia em você deve planejar sua alimentação e fazê-la com calma. Quando estamos comendo e realizando outra atividade ao mesmo tempo, o comer se torna um reflexo e é feito quase que inadvertidamente. Dificilmente olhamos para o prato para avaliar a quantidade de comida ou sua qualidade. Se a atividade paralela for prazerosa, a tendência é de comermos muito mais por muito mais tempo.
- EVITE A ALIMENTAÇÃO "AUTOMÁTICA"-comer sem necessidade, só porque os outros estão comendo. A grande quantidade de lanches rápidos disponíveis no mercado faz com que sempre tenhamos a vista alguém comendo alguma coisa. Se cada vez que uma pessoa for comer nós resolvamos acompanhá-la, com certeza faremos um número gigantesco de refeições por dia. Mesmo que seja só um “beliscar”, ainda sim é uma quantidade nova de calorias que vão sendo ingeridas. Cuidado com os tira-gostos, pois não são refeições e sim convites para um ganho de peso desnecessário. - IDENTIFIQUE QUE FATORES O LEVAM A COMER EM EXCESSO. Sempre que passamos por mudanças na nossa vida, ocorrem alterações no comportamento e no nosso dia a dia. Se após uma destas mudanças você começou a ganhar peso, é bem provável que está mudança levou as alterações também na sua alimentação. Procure