Nutrição
Definições
Fármaco: toda substância química que é capaz de modificar ou explorar o sistema fisiológico ou estado patológico em benefício do organismo receptor.
Droga: substância capaz de modificar ou explorar o sistema fisiológico ou estado patológico com ou sem intenção de benefício do organismo receptor.
Medicamento: produto acabado contendo fármaco, veículo, corantes, edulcorantes, etc.
Biodisponibilidade: é a quantidade de fármaco absorvida a partir da forma farmacêutica administrada que se torna disponível, no local de ação, p/ exercer seu efeito farmacológico.
Bioequivalência: dois fármacos relacionados são bioequivalentes mostram biodisponibilidades comparáveis e tempos similares p/ alcançar o pico de concentração plasmática.
Vias de administração
- Via oral: garante segurança, comodidade e economia; absorção intestinal favorecida; remoção do medicamento é fácil. Desvantagens: aparecimento de efeitos colaterais; o pH interfere na absorção de determinados medicamentos; apresenta efeito de primeira passagem. A variação do grau de absorção conforme: a) plenitude gástrica – 90% dos medicamentos são menos absorvidos em presença de alimentos; b) ação de enzimas digestivas; c) tipo de forma farmacêutica – comprimidos; d) pH.
- Via sublingual: é administrada através de uma membrana de absorção: mucosa oral. Vantagens: não apresenta metabolismo de primeira passagem; atinge diretamente a circulação sistêmica; absorção rápida de substâncias lipossolúveis. Desvantagens: imprópria p/ substâncias irritantes ou de sabor desagradável.
- Via retal: é administrada através da membrana de absorção: mucosa retal. Vantagens: administração p/ pessoas inconscientes ou com náuseas e vômitos; utilizada p/ lactentes. Desvantagens: absorção irregular e incompleta; irritação da mucosa retal.
- Via intramuscular: a membrana de absorção é o endotélio dos capilares vasculares e linfáticos. Vantagens: absorção rápida; administração em