Neurose
CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM
ROSILENE DA SILVA
SANDRA PEREIRA
NEUROSE
CASTANHAL
2012
SISTEMA DE ENSINO CTEM
NEUROSE
Trabalho apresentado ao
Curso Técnico em enfermagem do CTEM da disciplina enfermagem em
Saúde Mental ministrado pelo professor Warley
CASTANHAL
2012
Sumário
RESUMO
Neurose trata-se de uma reação exagerada ao sistema nervoso, pessoa neurótica passa por momentos intensos de ansiedade, os neuróticos podem ser tratados e viver uma vida saudável, esta maneira de ser neurótica,significa que o individuo reage a vida através de reações vivenciais não normais;a neurose é um termo que se refere a qualquer desequilíbrio mental que causa angustia e ansiedade.
Introdução
Neurose também conhecida como psiconeurose ou distúrbio neurótico, é um termo que se refere a qualquer desequilíbrio mental que causa angústia e ansiedade, porém ao contrário da psicose e algumas outras desordens mentais, não impede ou afeta o pensamento racional. Neurose é particularmente associada ao campo da psicanálise. A neurose é uma resistência do sistema nervoso, que está associada a uma Reação Vivencial, é uma doença de personalidade.
A pessoa neurótica passa por momentos intensos de ansiedade, preocupação, angústia, medo. Os neuróticos sentem as mesmas emoções que uma pessoa normal sente, mas essas emoções são em excesso, por isso deve-se tomar cuidado em comparar a neurose com a loucura, pois os neuróticos são inteligentes e realistas.
Atualmente, com a evolução da medicina, os neuróticos pode se tratar ter uma vida normal. Fazendo um acompanhamento psicológico, usando medicamentos adequados, e se o paciente e a família colaborarem com este tratamento, ele poderá ter uma ótima qualidade de vida.
DESENVOLVIMENTO
A neurose se trata de uma reação exagerada ao sistema nervoso em relação a uma experiência vivida (reação vivencial). Neurose é uma maneira de a pessoa ser e reagir à vida. A pessoa é neurótica e não