Nutrição
Formada pelos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Esta é a região mais populosa do Brasil, onde se encontra diversos tipos de culinária, que agrada aos paladares mais requintados. São Paulo é uma das capitais mundiais da gastronomia, é o lugar onde você pode comer o trivial: arroz, feijão, bife e batata frita e também pratos de outras regiões e países.
Pratos e bebidas típicos
Espírito Santo: A cozinha é baseada em peixes e frutos do mar, tendo como principais pratos típicos: a moqueca capixaba, muma de siri, peroá frito, moqueca de banana da terra, bolinho de arroz, beiju de tapioca e bolo de mandioca. Para o preparo dos pratos salgados utiliza-se bastante o urucum.
Minas Gerais: A carne de porco é o alimento principal da cozinha mineira, acompanhado de feijão, farinha, couve, mandioca, etc. Outro marco desta região é o famoso pão de queijo, presente na mesa de café da manhã da maioria do mineiros. Não podemos esquecer de destacar os famosos doces, como: doce de leite, ambrosia, suspiro, ovos queimados e outros.
Rio de Janeiro: Os cariocas adotam pratos culinários de todo o país, mas têm uma certa influência portuguesa. Os pratos típicos deste local são a feijoada completa, o caldo verde, o bacalhau e outros.
São Paulo: No Brasil, o principal pólo gastronômico é a cidade de São Paulo. A cozinha trivial paulistana tem como base o arroz, feijão e o prato principal, que pode ser bife, carne moída ou assada, frango, lingüiça, além da batata frita e a salada de alface e tomate.
A culinária Italiana também está muito presente em São Paulo, onde você encontra grande variedade de massas, molhos e pizzas. Em alguns locais podemos encontrar também a culinária japonesa, como tempurá, sushi, sashimi, etc.
O café é também muito consumido neste estado, sendo bebido principalmente nos intervalos das refeições. Podemos destacar alguns hábitos alimentares dos paulistanos: pingado com pão na chapa, açaí na tigela, sanduíche