Nutrição e dietética nos estados fisiológicos
CURSO: NUTRIÇÃO, OBESIDADE E TRANSTORNOS ALIMENTARES.
PÓLO: SÃO LUÍS
INÍCIO: 06/12
PRODUÇÃO TEXTUAL – NUTRIÇÃO E DIETÉTICA NOS ESTADOS FISIOLÓGICOS
No começo da vida, Durante a gestação e o aleitamento é muito importante ter um acompanhamento nutricional. Na gestação podem ser evitados diversos problemas como sobrepeso, anemia, diabetes e hipertensão arterial. Além de prevenir possíveis patologias gestacionais, uma alimentação correta e adequada dará os nutrientes necessários para a formação do bebê naquele momento de vida.
A amamentação é um momento muito importante na vida da mãe e do bebê. Se a alimentação da mãe não estiver equilibrada e variada, alguns sintomas podem ocorrer: queda excessiva de cabelo, unhas quebradiças, fraqueza generalizada, ganho ou perda excessiva de peso, levando a nutriz ao risco nutricional. Para o bebê, é nesta fase que ele receberá nutrientes importantes para seu crescimento e desenvolvimento.
O Acompanhamento com a gestante e nutriz é realizado no consultório ou na residência para acompanhar o ganho de peso mensal, plano alimentar, orientações nutricionais, suplementação e elaboração de cardápios saudáveis.
É de extrema importância que a alimentação durante a infância seja rica e balanceada.
Uma alimentação saudável garante um desenvolvimento físico e intelectual correto, prevenindo distúrbios nutricionais como a anemia, desnutrição e obesidade, além de osteoporose, hipertensão e diabetes tipo 2 na idade adulta.
A adolescência, que vai dos 10 aos 19 anos de idade, e um período muito especial da vida. Os adolescentes geralmente comem muitos lanches, sem verduras e ricos em gordura. O consumo de frituras, doces e refrigerantes pode ocorrer em excesso. Estes e outros maus hábitos alimentares são frequentes nesta fase. Por isso é muito importante estimular uma alimentação saudável diariamente e explicar porque há esta necessidade.
A nutrição na idade adulta enfatiza a importância da dieta de