Administração estrategica
Exercício de Aprendizagem
1. Como podemos observar, as organizações na atualidade estão trabalhando com Planejamento Estratégico e é por isso que a disciplina que você está cursando é tão importante e passa a ser mais valorizada ainda. O mundo está aplicando a ferramenta que estamos estudando! Por que você não a aplica também na sua organização? Não dá? Por quê? Então aplique para o “Você S/A”, ou seja, faça o seu próprio Planejamento Estratégico, pois você não deixa de ser uma “organização” que necessita de todos os elementos que um Planejamento Estratégico possa oferecer. Inicie apresentando alguns conceitos fundamentais para a compreensão do assunto, de outra forma você terá algum grau de dificuldade mais à frente. Em duas ou três páginas você resolve esse exercício. Mãos à obra!
O Planejamento estratégico é um processo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. Também considera premissas básicas que a empresa deve respeitar para que todo o processo tenha coerência e sustentação. Para Bateman e Snell (1998), a administração estratégica é um processo envolvendo administradores de todos os níveis da organização, que formulam e implementam objetivos estratégicos. Já o Planejamento Estratégico seria o processo de elaboração da estratégia, na qual se definiria a relação entre a organização e o ambiente interno e externo, bem como os objetivos organizacionais, com a definição de estratégias alternativas (MAXIMIANO, 2006).
O planejamento estratégico prever o futuro da empresa, em relação ao longo prazo. De uma forma genérica, consiste em saber o que deve ser executado e de que maneira deve ser executado. Este é crucial para o sucesso da organização, e a responsabilidade deste planejamento assenta sobretudo nos gestores de topo, dado o nível de decisões que é necessário tomar .
Na