Xonim de novo
6077 palavras
25 páginas
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ELVIRA DAYRELLNAP- NÚCLEO DE ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO
DISCIPLINA DE MÉTODOS E TÉCNICAS DA PESQUISA
PROFESSOR ZENON RODRIGUES BATISTA
A IMPORTANCIA DA CAMINHADA PARA O CORPO HUMANO
Nome do aluno: Ricardo Bernardes Pires
Curso/ período: Educação Física segundo período
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Assinatura do orientador
DATA: 09/11/2012
1- Apresentação e Justificativa
A caminhada aumenta o fluxo sanguíneo no cérebro, o que ajuda a mantê-lo funcionando. Inúmeras pesquisas tratam da importância da atividade física, razão pela qual decidi destacar algumas neste artigo. E para potencializar os benefícios da caminhada para a mente, comento uma das modalidades da prática, a caminhada em labirinto.
Pesquisadores da Escola de Saúde Pública de Harvard, na Inglaterra, acompanharam, durante 15 anos, mulheres mais velhas que caminhavam regularmente. Quando elas chegaram aos 70 anos, foram realizados testes para aferir as habilidades cognitivas. Ficou constatado que as mulheres que caminham melhoraram a memória, o poder de aprendizagem e a capacidade de atenção. Os estudiosos chegaram à conclusão de que mulheres que caminham cerca de três horas por semana, a um ritmo rápido, têm desempenho muito melhor nos testes de cognição do que as que caminham menos de uma hora por semana. Idosas que caminham têm a sua capacidade cognitiva comparável à de mulheres vários anos mais jovens.
Outro estudo revela que idosos que caminham regularmente preservam o tamanho de seu cérebro e conseqüentemente, a memória. Kirk I. Erickson, da Universidade de Pittsburgh, na Pensilvânia (EUA), analisou um grupo de 299 pessoas sem demência, com idade média de 78 anos. O pesquisador registrou os hábitos de caminhada e examinou o cérebro dos participantes. Após quatro anos, os participantes foram testados para ver se tinham desenvolvido demência ou disfunção cognitiva. Os