Nutrição Pre Escolar e Escolar
CURSO TÉCNICO EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA
TURMA N1/14M
NUTRIÇÃO PRÉ-ESCOLAR E ESCOLAR
Manaus – Am
2014
Ana Cleame
Edrielly Sueizy
Karla Andrade
Kellen Oliveira
Rosecleide Diniz
NUTRIÇÃO PRÉ-ESCOLAR E ESCOLAR
Trabalho apresentado para obtenção de nota parcial na disciplina Nutrição Materno Infantil, ministrada pela Professora Adriana Campos.
MANAUS - AM
2014
INTRODUÇÃO O emprego da nutrição saudável para uma boa educação é de sua necessidade visando garantir a segurança alimentar e nutricional aos alunos. A participação da comunidade é importante para o controle social e para o desenvolvimento sustentável e assim garantir a alimentação e nutrição dos alunos. Os princípios do PNAE têm como o controle social, continuidade, universalidade e descentralização, o objeto é para contribuir para o crescimento e desenvolvimento biopsicossocial com aprendizado e desenvolvimento escolar. É preciso ter a educação nutricional no currículo escolar para capacitar nutricionistas, conselheiros, cozinheiros, merendeiras, gestões públicas, agricultores e familiares com o projeto de ensinamentos de hortas, pois precisamos do papel pedagógico para conscientizar e orientar a sociedade sobre as deficiências nutricionais, porque comer muito não é sinônimo de nutrição. Entretanto, medidas devem ser adotadas para obter melhor qualidade de vida.
Nutrição Pré-Escolar A alimentação nutricional de uma criança a partir do primeiro ano de vida requer o conhecimento das características biopsicossociais que são comuns pré-escolar (1 a 6 anos) e ao escolar (7 anos até a puberdade). A formação dos hábitos alimentares inicia-se com a bagagem genética que interfere nas preferências alimentares e que vai sofrendo diversas influencias do meio ambiente como os tipos de aleitamento recebido nos primeiros seis meses de vida; a maneira