NUTRIÇÃO NA LACTAÇÃO
2013
Introdução
Na fase da amamentação, o organismo da nutriz ainda sofre mudanças, entre elas o aumento da demanda de determinados micronutrientes (vitaminas e minerais específicos) devido à produção do leite materno, além da volta à sua condição anatômica, fisiológica e metabólica. Para o bebê, a oferta de leite materno – principalmente no 1º ano de vida, irá auxiliar na prevenção de diversas alergias e no correto crescimento e desenvolvimento da criança. Alguns cuidados são essenciais para a nutriz, tais como esclarecimento sobre os tabus alimentares típicos nesse período (a ingestão de cerveja preta auxilia ou não no aumento da produção de leite), a não utilização de álcool, cigarros, e outras drogas, a importância da perda de peso de forma gradual e saudável, assim como a relevância da avaliação e acompanhamento nutricional nesse período visando à manutenção da saúde e a produção de leite humano em quantidades suficientes e com adequada concentração de nutrientes.
Nutrição na Lactação
As necessidades nutricionais durante a lactação são consideravelmente maiores do que na gestação. As nutrizes ou lactantes devem consumir uma alimentação saudável, visando à manutenção da saúde e a produção de leite humano em quantidades suficientes e com adequada concentração de nutrientes. Assim como o período da gravidez a deficiência de algum nutriente pode afetar o crescimento e o desenvolvimento do bebê, assim como minar as reservas da mãe. Portanto, deve seguir os mesmos padrões de variedade e qualidade de uma alimentação durante a gestação. O acréscimo de calorias em relação à alimentação normal é de 500 calorias durante os primeiros meses da amamentação, reduzindo gradativamente.
A saber…
Colostro - Nome do primeiro leite materno (até aos seis dias após o parto). É um leite muito rico em proteínas, sendo de cor amarelada. Confere ao bebê a primeira proteção imunitária.
“Descida do leite” - Passagem