NUTRIÇÃO DO EQUINO: DIFERENCIAÇÃO NA DIETA DE CARBOIDRATOS DE FÊMEAS EM PERÍODO DE GESTAÇÃO E LACTAÇÃO
NUTRIÇÃO DO EQUINO: DIFERENCIAÇÃO NA DIETA DE
CARBOIDRATOS DE FÊMEAS EM PERÍODO DE GESTAÇÃO E
LACTAÇÃO
BAURU
2014
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
MILENA SOUZA CARVALHO
RA: C34IJJ-0
NUTRIÇÃO DO EQUINO: DIFERENCIAÇÃO NA DIETA DE
CARBOIDRATOS DE FÊMEAS EM PERÍODO DE GESTAÇÃO E
LACTAÇÃO
Trabalho desenvolvido como forma de avaliação para a disciplina de
Bioquímica.
BAURU
2014
1. Introdução
A partir de necessidades de sobrevivência e econômicas, o ser humano desenvolveu a domesticação de animais, a fim de melhorar suas condições de vida. A busca por materiais como lã e couro, leite e até mesmo meios de transporte eficientes levou o homem a desenvolver técnicas que o aproximassem dos animais, criando uma relação “recíproca”, na qual o animal é usado para trabalho e produtos, recebendo em troca alimento e cuidados.
Porém, juntamente com a domesticação desses animais, surgiu a necessidade de desenvolver uma alimentação baseada na nutrição específica para cada tipo de animal, levando em conta as atividades que este animal realiza e os fatores fisiológicos de cada espécie.
Segundo o livro “Nutrição Animal I”, “a alimentação racional dos animais domésticos tem por objetivo fornecer a um indivíduo ou a um grupo de indivíduos de uma determinada raça ou espécie, os alimentos capazes de manter a vida e assegurar, nas melhores condições de rendimento, a elaboração das produções que o homem pretende de um animal ou de um grupo de animais.”.
(ANDRIGUETTO, 1981).
As necessidades alimentares dos animais devem ser sanadas considerando-se a produção buscada pelo homem, em relação a cada raça/indivíduo, suprindo o organismo do animal com as matérias necessárias para sua sobrevivência e bom rendimento; fatores como idade, sexo e situação física e de saúde também interferem diretamente nas necessidades nutricionais de cada indivíduo.
A alimentação de animais domésticos deve ser pensada no sentido da quantidade e