Histologia - Tecido muscular
Muscular
9
O tecido muscular constitui cerca de 40% a 50% do peso corporal total e é formado por células especializadas na contração muscular. O organismo aproveita-se da contração das células musculares e a organização dos componentes extracelulares para realizar a locomoção, a constrição de estruturas e outros movimentos propulsores.
As características do tecido muscular são importantes para a compreensão de suas funções. A excitabilidade é a capacidade do tecido muscular de receber e responder a estímulos; a contratilidade é capacidade que uma estrutura apresenta de reduzir suas dimensões (contração); a extensibilidade é capacidade de distender-se; e a elasticidade é capacidade de retornar à sua forma original após contração ou extensão.
O tecido muscular é altamente especializado, sendo freqüentemente utilizados termos próprios na descrição dos constituintes da célula muscular. Assim, a membrana celular é denominada sarcolema; o citoplasma, sarcoplasma; o retículo endoplasmático liso é nomeado retículo sarcoplasmático; e, ocasionalmente, as mitocôndrias, sarcossomas. Em razão de seu comprimento ser maior que sua largura, as células musculares são comumente chamadas de fibras musculares.
O tecido muscular se diferencia a partir do mesoderma, onde as células mesenquimais originam células alongadas com capacidade de se contrair — os mioblastos.
F UNÇÕES
Por meio da contração das células musculares, alternadas pelo seu relaxamento, o tecido muscular é capaz de realizar diversas funções, tais como: © Direitos reservados à EDITORA ATHENEU LTDA.
145
1) Músculo estriado esquelético
Vaso sangüíneo
Epimísio
Endomísio
Corte longitudinal
Perimísio
Corte transversal
Núcleo
2) Músculo estriado cardíaco
Vaso sangüíneo
Disco intercalar
Núcleo
3) Músculo liso
Fig. 9.1 — Tipos de tecido muscular. 1) tecido muscular estriado esquelético; 2) tecido muscular estriado cardíaco; 3) tecido muscular liso.