Nutrição em saúde pública
A NECESSIDADE DA INSERÇÃO DE NUTRICIONISTAS EM SAÚDE PÚBLICA
Autor(es): Adeildo Pereira Lulu e Hellen Cristina Rothenburg Supervisão:Fabiana Silva Ruiz
INTRODUÇÃO
É fato incontestável a importância da alimentação saudável, completa, variada e agradável ao paladar para a promoção da saúde, sobretudo dos organismos jovens, em fase de desenvolvimento, e para a prevenção e controle de doenças crônicas não transmissíveis, cuja prevalência vem aumentando significativamente.
A educação da saúde visa à auto-capacitação dos indivíduos e dos vários grupos de uma sociedade para lidar com os problemas fundamentais da vida cotidiana, como nutrição, desenvolvimento bio-psicológico e reprodução, dentro do contexto atual de uma sociedade em rápida mudança. É evidente que a Educação Nutricional torna-se parte essencial de educação para a saúde, visto que a saúde física e mental dependem do estado de nutrição do indivíduo (GOUVEIA, 1999).
O próprio GOUVEIA já citado, considera importante ressaltar que, medidas políticas e sociais de alimentação e nutrição só se tornam eficazes quando inseridas em um contexto maior, em uma política ampla que atenda às necessidades sentidas pela população e que os programas de alimentação e nutrição, paralelamente à distribuição de alimentos, necessitam ser acompanhados de educação nutricional e de um monitoramento permanente da eficácia do programa .
OBJETIVOS
Objetivo Geral
Ressaltar junto a equipe de Agentes Comunitário de Saúde (ACS), a importância da atuação do Nutricionista na melhora da qualidade de vida da população, e consequentemente, na redução de custos sociais. Objetivos Específicos Verificar o conhecimento da equipe de Agentes Comunitário de Saúde (ACS), sobre a atuação do nutricionista; Apresentar a importância da Educação Nutricional tanto em individualidade como em coletividade; Ressaltar