Nutrição do adulto e do idoso
A qualidade de vida no envelhecimento está relacionada a diversos fatores, entre eles se encontra a atividade física, e um dos mais importantes, a alimentação. Uma alimentação adequada durante a fase adulta poderá aumentar a qualidade e o tempo de vida de cada indivíduo.
A nutrição na idade adulta enfatiza a importância da dieta de manutenção do bem-estar e prevenção de doença. O papel da nutrição expandiu-se significativamente e agora é visto como uma ferramenta que pode ser utilizada não apenas para impedir doenças, mas para promover saúde. A atividade física também é de extrema importância para definir a dieta alimentar do adulto, pois essa dieta será baseada em como o adulto exerce cada atividade do seu dia a dia, principalmente por ser o trabalho a atividade física de maior atenção.
A alimentação na fase adulta está relacionada diretamente com a defesa, ou seja, uma dieta baseada em alimentos saudáveis que irão proporcionar bem estar fazendo assim com que o organismo ao chegar à fase do envelhecimento possa esteja em ótimo funcionamento. Essa dieta pode ser baseada no consumo de frutas, legumes, verduras, grãos integrais, peixes, ovos, carnes, sendo que a carne vermelha deve ter um consumo limitado dando preferencia maior aos vegetais associados a exercícios físicos que vão agir positivamente no envelhecimento por reduzir o risco de várias patologias como, doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão entre outras.
O estilo de vida, adotado por cada individuo, na fase adulta irá contribuir para aumentar a expectativa de vida na terceira idade e, principalmente, uma vida com mais saúde.
Cada idoso tem necessidades únicas, as necessidades energéticas geralmente diminuem com a idade devida à diminuição do metabolismo e a redução na atividade física. Em decorrência do envelhecimento os idosos apresentam perda do paladar, passando a apreciar sabores mais intensos, onde o doce e o salgado estão mais diminuídos.
Ao elaborar uma dieta