layout
NUTRIÇÃO
TRABALHO DE NUTRIÇÃO E DIETETICA I
PONTA GROSSA
2014
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOS CAMPOS GERAIS
NUTRIÇÃO
CINTIA ELI BARBOSA
AVALIAÇÃO NUTRICONAL DO IDOSO
Relatório apresentado como requisito parcial para obtenção da média bimestral da disciplina de Nutrição e Dietetica do 5° período do curso de Nutrição do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais.
PONTA GROSSA
2014
Introdução
A avaliação do estado nutricional do idoso é considerada complexa em razão da influência de uma série de fatores, os quais necessitam ser investigados, detalhadamente, visando diagnóstico nutricional acurado, que possibilite intervenção nutricional adequada. Alterações fisiológicas, processos patológicos crônicos e situações individuais que ocorrem com o envelhecimento, geralmente interferem no estado nutricional do indivíduo.
Avaliação Nutricional do Idoso
Aspectos gerais
De uma forma geral, começa-se definir velhice a partir dos 60 ou 65 anos, é um processo que ocorre lenta e gradativamente, varia muito de um individuo para o outro. Enquanto em alguns as manifestações são precoces, em outros aparecem muito mais tarde, por inúmeros motivos.
Existem vários fatores que dificultam a avaliação nutricional do idoso, tais como alterações fisiológicas da própria idade,alterações na composição corporal, que afetam os parâmetros de antropométrica especifico para idoso,da mesma forma existem também dificuldades para realização da intervenção dietética no idoso, uma vez que os hábitos alimentares já se encontram errados e pode haver dificuldade na memorização das novas informações, Mas se todos esses fatores forem bem investigados,com o auxilio de um nutricionista a definição dietética poderá ser mais bem definida e os resultados serão mais efetivos. Muitas vezes, o idoso é tratado indiferencialmente, como na faixa