Layout
Tema: Layout
Introdução
O layout pode ser simplesmente o arranjar e rearranjar das máquinas ou equipamentos até se obter a disposição mais agradável. já numa grande indústria o layout não é tão simples, pois se houver um erro mínimo poderá levar a sérios problemas na utilização dos locais, como demolição de paredes, estruturas e até mesmo edifícios.
Segundo a história, as tarefas de organizar as áreas de trabalho surgiram desde a existência do homem. Os primeiros layouts apareceram quando o homem executava o seu trabalho ou também quando os arquitetos planeavam a sua construção.
Com o passar dos tempos e a chegada da revolução industrial os proprietários concluíram que seria mais econômico estudar a organização das suas fábricas, então começaram pela mecanização do equipamento e com a especialização da mão-de-obra o manuseio dos materiais entre as operações ganhou maior atenção.
Atualmente podemos concluir que os primeiros layouts não estavam completos, pois o conceito de layout ideal continua em permanente mudança.
Objetivo
O principal objetivo do layout é organizar e reorganizar da melhor forma possível a forma de disposição do espaço, e para isto são necessários alguns critérios básicos como:
* Minimizar o tempo de produção; * Minimizar o investimento nos equipamentos; * Flexibilidade nas operações; * Utilizar o espaço existente de forma mais eficiente possível; * Diminuir o custo de tratamento do material; * Melhorar o processo de produção; * Reduzir a variação dos tipos de equipamentos de tratamento do material; * Providenciar ao operador um posto de trabalho seguro e confortável; * Melhorar a estrutura da empresa.
Conteúdo
A principal área de ação do layout industrial é a empresa, definindo e integrando os elementos produtivos. A questão está