Crm gerenciamento de recursos de equipe
Pesquisas com base em investigações das causas de acidentes e incidentes aeronáuticos, ocorridos com aeronaves de empresas aéreas comerciais, mostraram aspectos que tiveram o elemento humano como fator contribuinte.
Tais constatações suscitaram o consenso entre as empresas aéreas, indústria aeronáutica e governo quanto à necessidade de incrementar Programas de Treinamento em Fatores Humanos, com o objetivo de melhorar a coordenação e o gerenciamento de toda a tripulação de vôo.
Assim, foi implementado o Treinamento em Gerenciamento de Recursos da Cabine
(Cockpit Resource Management - CRM), visando à minimização do erro humano como fator contribuinte para acidentes e incidentes aeronáuticos, sendo ministrado, a princípio, apenas à tripulação técnica, como parte integrante do Treinamento de Operações de Vôo.
Posteriormente, o termo Cockpit (Cabine) evoluiu para Crew (Tripulação), passando o
Treinamento de Gerenciamento de Recursos da Tripulação (Crew Resource Management -
CRM) a buscar uma melhor coordenação dos tripulantes envolvidos com a operação da aeronave em prol da otimização da Segurança de Vôo.
Atualmente, apesar de serem utilizadas denominações variadas do referido Treinamento
(Gerenciamento de Recursos da Companhia / Equipes - Company / Corporate Resource
Management) por algumas organizações, estas não são ainda consagradas universalmente.
No título Treinamento em Gerenciamento de Recursos de Equipes (Corporate Resource
Management - CRM), entendendo-se, exclusivamente para os efeitos desta IAC, o termo
Corporate (Equipes) será utilizado para expressar todas as equipes que compõem uma organização envolvida na atividade aérea, tais como, mas não limitado a, tripulantes técnicos e de cabine, pessoal da manutenção,