Relatorio estagio
Elenice Tavares RA 58490
Selma Aparecida de Aguiar Silva RA 58666
RESUMO:A inclusão começa em casa com o apoio dos familiares. São estes que devem proporcionar a primeira inclusão. Além da família, a escola é uma das instituições aliadas na luta pela integração social. Para uma escola ser inclusiva não basta apenas aceitar os portadores de necessidades especiais, necessita ter um bom projeto pedagógico, proporcionado atividades que envolvam a todos e que os professores entendam que os alunos precisam de liberdade para aprender de acordo com suas condições.
PALAVCRAS-CHAVE: Inclusão, Escola, Deficiente visual.
INTRODUÇÃO
Este artigo tem por objetivo mostrar as dificuldades do deficiente visual pais e professores. Além da família, a escola é uma das instituições aliadas na luta pela integração social, pois também pode (e deve) contribuir no sentido de ajudar a enfrentar os obstáculos da deficiência, do preconceito.
Cabe aos pais do deficiente a responsabilidade de buscar as oportunidades educacionais que adentam suas necessidades, mesmo que encontre limitações na matricula na escola, tanto nas publicas como nas particulares,
E ao professor cabedisponibilizar a criança todos os utensilio e equipamentos específicos de que ela necessita, para que o aluno se desenvolva, adequadamente, as mesmas competência e capacidade de seus colegas, alem de prepará-lo para a vida dentro e fora da escola.
DESENVOLVIMENTO
INCLUSÃO Para Rosa Blanco, consultora da UNESCO, o conceito de que a inclusão é
“holístico, um modelo educacional guiado pela certeza de que descriminar seres humano é filosoficamente ilegal e incluir é acreditar que todo tem direitos de participar ativamente da educação e da sociedade em geral”.
Para a educadora Maria Teresa Eglér Mantoan: na escola inclusiva professores e alunos aprendem uma lição que a vida dificilmente ensina: respeitar as diferenças. Esse é o passo para construir uma