Etica contabil
Padronização Contábil: convergência aos padrões internacionais
Equipe: DANDARA COSTA LAÍS SOUZA LEANDRO ALVES LORENA MASCARENHAS
SALVADOR
Julho de 2012
ATIVIDADE DISCENTE EXTRA-CLASSE 1
Introdução
A aprovação da Lei n.º 11.638/2007 significou um marco histórico na contabilidade brasileira, sendo considerada a maior alteração das práticas contábeis dos últimos 30 anos, desde a edição da Lei n.º 6.404 em 1976. Segundo Maristela Girotto em reportagem na Revista Brasileira de Contabilidade n.º 175, página 7, essa Lei reformulou a parte contábil da Lei das Sociedades por Ações, Lei n.º 6.404/76, visando adequá-la à necessidade de maior transparência e qualidade das informações contábeis, em virtude da realidade econômica do Brasil e do mundo, com suas economias globalizadas e mercados abertos aos fluxos de capitais estrangeiros. Dentre as modificações introduzidas por essa lei está a convergência das normas brasileiras aos padrões internacionais.
Diante desse novo cenário, houve a necessidade da criação de um órgão regulamentador ou uma entidade responsável pela emissão de normas contábeis em consonância com os padrões internacionais. Essa entidade é o CPC – Comitê de Pronunciamentos Contábeis - criada antes mesmo da vigência da Lei n.º 11.638/2007, através da resolução CFC n.º 1.055 de 07 de outubro de 2005.
A atividade ora proposta trata-se de um trabalho de pesquisa sobre o órgão emissor de normas contábeis alinhadas aos padrões internacionais.
Instruções:
a) O trabalho deverá ser respondido em equipes de, no máximo, 5 componentes.
• Deverá ser entregue impreterivelmente até do dia 24 de agosto de 2012
Questões para discussão em grupo
1. O que é o CPC e quais são os seus objetivos?
2. Quais são as 6 entidades integrantes do CPC?
3. Quais são as outras 4 entidades que serão